WhatsApp

Skip to content

Churrasco de mestre!

Essa é a sua chance de fazer bonito com a turma. Se liga nas dicas

Amantes de churrasco de plantão: última chamada para o fim de semana! E você, já esquematizou o encontro com a galera? Já sabe o que vai preparar? Ou está mais perdido que carvão molhado? Calma! Ainda há muita brasa pra acender e muita carne pra queimar (no bom sentido!).

Lembre-se de que o começo de um bom evento é planejar. Pense em todos os detalhes como lista de convidados, lista de compras (calcule aproximadamente 400 g de carne por pessoa), preparo da churrasqueira e claro deixar o carvão “tinindo”. Coloque-o em contato com o fogo por, no mínimo, uma hora até adquirir uma coloração branca ou cinza clara. Depois é só adicionar a carne e assar.

Não se esqueça dos acompanhamentos como pão de alho, vinagrete, farofa, queijo etc. Já o segredo do preparo da carne em si é deixar o sal grosso para depois de assada. Adicioná-lo antes faz com que a carne perca água no processo de preparo, diminuindo a suculência. Caso não abra mão de temperar a carne crua, dê preferência para cristais maiores de sal. Outros temperos como pimenta, molhos e ervas também devem sempre ser adicionados à carne após seu preparo, pelo mesmo motivo.

De maneira geral, coloque a carne bem próxima à brasa do carvão por um período curto – de 5 a 15 minutos. Assim ela vai selar a superfície e evitar que seu interior resseque durante o preparo. Para quem gosta do ponto mal passado, para muitos cortes, esse já o tempo ideal de “cozimento”. Se a chama acender demais e as labaredas de fogo surgirem, não jogue água e sim, cinzas (de um churrasco anterior).

Por último: a seco não dá. Garanta que as bebidas alcoólicas e não alcoólicas estejam sempre geladinhas. E partiu festar!